Indicada para crianças a partir de 1 ano e 7 meses até 3 anos e 11 meses, a obra é composta por uma sequência de enunciados interativos com o leitor/ouvinte. Desde a apresentação, incluindo o título, o narrador leva-nos pelo caminho da empatia, ao chamar-nos a atenção para as muitas semelhanças que os animais têm com o leitor. Esse exercício de aproximação e identificação com o outro, proposto pelo livro, tem base linguística e se dá, sobretudo, por meio da alternância entre indagações e comparações em frases curtas.
Além disso, essas sentenças, lado a lado a um vivaz conjunto de ilustrações, conduzem o leitor/ouvinte a compreender que e como (subentendidamente, por que) os animais têm as mesmas necessidades que todo ser humano.
Assim, a obra do escritor e ilustrador belga Guido Van Genechten [1] promove um contato agradável com a narrativa a partir de imagens que mobilizam a curiosidade do leitor em formação para a compreensão de conceitos como semelhanças e diferenças físicas, igualdade ou ainda para a sobrevivência no mundo natural. Sem que haja predomínio ou supervalorização de um tipo em relação a outro, as diferentes personagens representam única e exclusivamente as variadas possibilidades de convívio na vida social e, de maneira especial, no mundo natural.
A temática ainda contribui significativamente para que o estudante, através da provável comparação entre si e os diversos personagens, trabalhe um pouco de sua identidade e se investigue como ser vivo. Mais ainda, o livro estimula que esse jovem leitor olhe e observe os diferentes personagens não nomeados, como macacos, porcos, vacas, coelhos, pássaros, patos, entre outros, e perceba como vivem e convivem no mundo.
O mote para colocar o leitor em contato com tantas e tão variadas personagens é também o título do livro “Assim como você”. E, ao observar os personagens e responder às perguntas, a criança se identifica como diferente dos animais, mas, ao mesmo tempo, igual em suas necessidades. O livro e sua
A estrutura permite, ainda, a aprendizagem da noção de tempo e espaço: tempo para comer, brincar, descansar e dormir; e espaço, ao descrever personagens que vivem nas árvores, na terra propriamente dita e na água. Por fim, permite a introdução de aprendizagens sobre o significado de viver em um mundo natural, no qual as necessidades sociais se entrelaçam com as necessidades naturais, devendo haver coexistência em harmonia, pois todos são iguais.
A obra pode contribuir ricamente para o processo de letramento, ao apresentar o texto como forma de um jogo de perguntas e respostas que envolvem o cotidiano das crianças, em diferentes cenários ricamente ilustrados. Os pequenos leitores sentem-se estimulados a participar desse jogo, envolvendo a linguagem oral e escrita bem como a ilustração, despertando a curiosidade e o interesse pela leitura, seja verbal ou não-verbal.
O livro possibilita levar as crianças ao reconhecimento das diferenças, na igualdade, estimulando o respeito ao outro, a si próprio e ao meio ambiente.
Código no PNLD Literário 2018: 1020L18602
Campos de atuação (BNCC): O eu, o outro e o nós; Corpo, gestos e movimentos;
Escuta, fala, pensamento e imaginação.
[1] Guido é uma sensação das crianças na primeiríssima infância. Talvez seu livro mais popular no Brasil, até agora, seja “O que tem dentro da sua fralda?”, mas ele tem muitos títulos já publicados aqui também. Além de “Assim como você”, aprovado no PNLD literário 2018, “Você sabe usar o penico?” e “Johnnie” são imperdíveis.
Você também pode COMPRAR AQUI esse título!
Saber e Ler Editora © 2021 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com amor por GM Serviços Digitais ♥