O PNLD 2018 LITERÁRIO aprovou a história sobre Felipe e Diego, que são grandes amigos – embora um prefira a dança e o outro futebol. Apesar dessa diferença, os dois adoram brincar juntos, exceto quando o assunto é futebol. Ao contrário da maioria dos meninos que adoram jogar futebol, Felipe gosta mesmo é de dançar.
Na escola, Felipe, sempre admirado por seu talento de dançarino, é o par predileto das meninas, enquanto os demais meninos só pensam em futebol. Até que um dia tem início o campeonato de futebol, e todos passam a conhecer um pouco mais de Felipe (inclusive ele mesmo!).
Acho que só o fato de esse livro abordar engessamentos culturais, como “coisa de menino e coisa de menina”, de uma maneira tão leve e acolhedora já é razão pare ele estar em todas as casas e em todas as salas de aula [1]. Mas, além disso, o texto é uma delícia, por, pelo menos, dois motivos.
Primeiro, porque somos seres dialógicos e o texto da autora e ilustradora alemã Anne-Kathrin Behl mostra crianças em uma saudável disputa de posições: “Dançar é muito chato. Bom mesmo é jogar futebol!” e “Não é verdade! Vocês não sabem de nada!” e seguem-se os argumentos, e segue a vida… Porque a vida também é disputar posições, sem ter que “vencer” as prosas, só pelo prazer do exercício de antagonismo [2].
Segundo, porque (e agora é mais a professora-que-me-habita que fala) a maneira como o texto verbal se apresenta é muito amigável para os leitores pequenos, dos anos iniciais do Ensino Fundamental, sem que seja simplista. Meus caros, acreditem, atingir esse equilíbrio entre o seguro e o desafiador não é uma conta fácil (e esse é o tipo de coisas que só professores e tutores de leitura conseguem notar). A pincelada de multissemiose, ao correlacionar falas curtas do narrador com balões ou travessões, que representam as falas das crianças-personagens, coloca o texto em um patamar de parceiro e não de obstáculo para a criança na leitura.
Ao final da história, Felipe descobre que é possível usar suas competências e habilidades em diferentes cenários. E todos nós relembramos que a amizade e o convívio são possíveis, ainda que não compartilhamos das mesmas preferências.
Código no PNLD Literário 0827L18602
Campos de atuação (BNCC- Ensino Fundamental): Campo artístico-literário;
Campo da vida cotidiana;
Tema transversal dos PCNs: Ética; Pluralidade Cultural;
[1] Para quem procura mais textos sobre o tema, sugiro “Meninos de Verdade”, livro de estreia da alemã Manuela Olten, vencedor, de cara, do Prêmio infantojuvenil de Oldenburg.
[2] Eu, que adoro um bom papo, fico até chateada quando alguém, por polidez ou para não me magoar, já concorda de cara comigo… Quem pensa diferente da gente e ainda sabe conversar é trevo de quatro folhas!
Você também pode COMPRAR AQUI esse título!
Saber e Ler Editora © 2021 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com amor por GM Serviços Digitais ♥