Incentivar a leitura desde a infância é muito importante para que as crianças cresçam com conhecimento, discernimento e sabedoria. Ao embarcar na leitura, os pequenos conhecem outros mudando e desenvolvendo suas capacidades criativas. A influência dos pais e educadores nessa fase constrói um sólido e saudável hábito que será carregado pelo resto da vida.
Para você entender a importância da leitura desde a infância selecionamos alguns tópicos esclarecedores. Dessa forma, você aprenderá a conduzir melhor essa atividade na vida dos pequenos. Continue a leitura e aproveite.
O hábito da leitura desenvolve a interação das crianças com o ambiente que as cerca e facilita sua compreensão do mundo. Por isso, a familiaridade deve ser incentivada desde o primeiro ano de vida.
A literatura desperta a criatividade e habilidades diversas, como a criatividade, a linguagem e o aumento do vocabulário. Além disso, pode ser um meio para apresentar diferentes culturas e questões éticas de forma lúdica.
Com essa abordagem, as crianças conseguem entender melhor os assuntos e desenvolver suas emoções com tranquilidade. Veja o que você pode fazer para incentivar esse hábito.
Muitas coisas boas da vida merecem se tornar um hábito saudável e que ajudam a desenvolver o indivíduo. Assim, a leitura precisa ser introduzida normalmente no cotidiano dos pequenos. Por isso, não deve ser imposta e algo que proporcione sensações negativas.
O ideal é começar com obras pequenas e simples para reter a atenção das crianças, respeitando o tempo que elas conseguem se manter atentas. Além disso, observe quais os assuntos que elas consideram mais interessantes e incentive que elas leiam (do jeito delas) as histórias.
Pergunte sobre os personagens da história e o que aconteceu com eles para que os pequenos se sintam mais envolvidos com o livro. O momento da leitura deve ser prazeroso e pode ser uma excelente oportunidade de estreitar o relacionamento, principalmente para os pais que passam boa parte do seu tempo trabalhando.
Muitos fatores influenciam nos estágios de leitura das crianças, como a idade, seu conhecimento sobre leitura e seu amadurecimento (psíquico e afetivo). Sua faixa etária definirá a escolha das obras mais adequadas, mas cada criança tem um desenvolvimento próprio. Contudo, você pode seguir a seguinte classificação etária para não errar:
O livro “O passeio de João”, de Silvana Rando, é um exemplo de leitura leve que cria uma identificação com o leitor. Nele, a criança acompanha as descobertas de João durante um passeio, desde o alfabeto até diferentes cenários da cidade. É um livro que retrata esse momento cheio de exploração e surpresas que os pequenos vivem.
A formação de cidadãos conscientes e críticos depende do incentivo à leitura. Por isso, pais e educadores têm a responsabilidade de estimular a leitura desde cedo para que os pequenos se tornem bons leitores.
Os livros da Saber e Ler acompanham o desenvolvimento das crianças desde cedo. Eles são ideais para tocar o coração das crianças e transformá-las em leitores ávidos!
Agora que você entendeu a importância da leitura desde a infância, acesse a loja da Saber e Ler e escolha um livro para seu pequeno.
Saber e Ler Editora © 2021 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com amor por GM Serviços Digitais ♥