Dentre os desafios de acompanhar o crescimento de uma criança, está a missão de acostumá-la a manter bons hábitos, em diversas áreas. Na alimentação, ensinar que frutas e verduras são essenciais. No convívio social, a educação é indispensável. Para o desenvolvimento intelectual, a leitura é importantíssima.
Atualmente, com as inovações tecnológicas dominando o cotidiano, trazendo novidades a cada dia, torna-se mais difícil convencer as crianças de que um livro é tão prazeroso quanto um smartphone.
Se pensarmos no que atrai as crianças ao celular, chegaremos à resposta de que a internet nos oferece tudo que desejamos. No caso delas, são jogos, desenhos, programas interativos e brincadeiras. Onde podemos encontrar tudo isso fora da internet? Na imaginação, adicionando uma boa dose de criatividade!
Neste artigo, vamos conferir algumas dicas para atrair seu pequeno de volta para a leitura, mostrando que é possível se divertir lendo histórias.
Para isso funcionar, vamos ter que sair da caixinha e buscar novas formas de conquistar as crianças, mas no trajeto vamos acabar nos divertindo também. O processo de leitura é simples: escolher um livro, acomodar-se confortavelmente e iniciar a leitura. Hora de aprimorar essas etapas!
Primeiro entenda quais são os gostos da sua criança. Devemos recomendar obras que ajudem a expandir seu intelecto ao mesmo tempo que se divertem, mas também temos que respeitar seu espaço para escolher o que mais a atrai. Além de histórias bem ilustradas e coloridas, existem livros interativos com dobraduras ou fantoches que acabam sendo mais atrativos por terem essas ferramentas como um impulso para a criatividade deles.
Na loja da Editora Saber e Ler, você pode encontrar livros neste estilo, como: “A Orquestra do Penico” e “Toot Toot”. Outra grande recomendação é “Crocodali”, o livro cujo protagonista, um crocodilo artista que deseja pintar um quadro junto do leitor, quebra a quarta parede e interage com ele.
As novidades são sempre uma maneira de reconquistar as crianças. Um cantinho especial para a leitura será um atrativo maior na hora de lerem histórias juntos. Peça para que a criança ajude você a criar o ambiente, assim haverá um carinho especial, já que ela decidirá onde as coisas devem estar.
A ideia é que seja um lugar rodeado de criações dela. Na decoração, busque sugerir que ela utilize os brinquedos de que mais gosta, os desenhos que fez, suas fotografias, até mesmo outros livros que já leu, criando uma mini biblioteca.
Após finalizarem a leitura, experimente pedir para que ela desenhe algum trecho da história ou o personagem de que mais gostou, deixando registrado no seu cantinho especial algo que remete àquele livro.
Para aumentar ainda mais a interação, escolha interpretar algum personagem junto da sua criança, assim a história sai do papel e se torna uma aventura real entre vocês. Ouse na atuação e nas vozes, quanto mais caricato, melhor.
Através disso, conseguirá instigar a desenvoltura da criança, fazendo com que ela converse melhor com os colegas, não tenha receio de se apresentar e saiba diferenciar diversas personalidades.
Sempre a questiona sobre tudo o que estiver acontecendo de forma que ela esteja atenta à leitura, assim você saberá que está se saindo bem. Procure se adaptar ao estilo da sua criança: às vezes ela prefere uma leitura calma, com bastante afetividade; outras vezes, pode preferir uma leitura mais agitada.
Converse sobre as qualidades da leitura, prove para a criança que, mesmo que não note, ela está tirando proveito de diversas coisas, além de acompanhar uma boa história.
Por exemplo, com os livros, a nossa escrita se torna assertiva e conhecemos palavras novas que agregam ao vocabulário. Para a diversão, acompanhamos uma trama que nos gera curiosidade e instiga a chegar até o fim do livro, ficando gravada na memória, servindo de repertório para criar novas brincadeiras.
Juntem-se para recriar o que leram, façam um pequeno teatro e peça para que ele escolha novas histórias para vocês brincarem. O pequeno sentirá que deve conhecer mais para se divertir com você.
Nossa ferramenta mais poderosa é a imaginação. Nela podemos criar e recriar o mundo da forma que desejarmos.
Estimule a fantasia para seus filhos, histórias sempre são novas formas de conhecer o impossível e transformá-las em realidade dentro de nossos corações.
Saber e Ler Editora © 2021 – Todos os direitos reservados.
Desenvolvido com amor por GM Serviços Digitais ♥