Pesquisar
Close this search box.

Blog da Saber e Ler

5 DICAS SIMPLES PARA INCENTIVAR AS CRIANÇAS A LEREM LIVROS

Um livro não é algo muito atraente para boa parte das crianças e isso pode impactar no processo de educação. Em meio a tablets, celulares e tantos outros estímulos, a atenção delas é capturada e aquele punhado de papel com letrinhas não parece tão interessante. Sem emitir sons, imagens ou qualquer recurso que permita descartá-lo com apenas um toque, a vontade que dá é ignorar os argumentos dos pais, professores e qualquer outro adulto. Afinal de contas, ver alguém lendo um livro em seu cotidiano é algo raro.

Viver em um mundo onde as pessoas não gostam ou não costumam ler, onde se consideram livros como perda de espaço, não é algo que incentive as crianças. Para que elas peguem gosto pela leitura, antes de mais nada, é importante ter livros em casa e em lugares de fácil acesso.

Além disso, uma boa história pode fazer toda a diferença no dia delas e, sobretudo, ajudá-las a experimentar pela primeira vez a alegria de exercitar sua imaginação.

No mundo infantil, tudo é novo e qualquer coisa pode acontecer. Assim, a pétala de uma rosa pode ter cheiro de maçã, uma borboleta se transforma em fada ou uma abelha em um guarda.

No intuito de te ajudar a incentivar as crianças a se interessarem pela leitura, o blog Saber e Ler selecionou algumas dicas. Continue a leitura e confira! 

1 – Dê o exemplo para as crianças

A melhor forma de incentivar a leitura é ser visto lendo livros. Não adianta apenas cobrar que as crianças leiam se o adulto não gosta de ler. Se um determinado comportamento positivo é esperado e desejado, um exemplo correto deve ser dado. A família e outras pessoas ao redor precisam mostrar  o quanto é divertido se aventurar pela Literatura. 

2 – Leia para aos pequenos 

Desde sempre, leia para as crianças! Não importa a idade, não importa se eles ainda não sabem ler. Há diversos formatos e tipos de livros que podem ser incluídos na rotina e as histórias podem ajudar em fases distintas, como o desfralde e, futuramente, a alfabetização. Por isso, desenvolver o hábito de ler desde cedo é importante e serve, inclusive, como uma ferramenta de aproximação. Ler juntos é muito bom para fortalecer o relacionamento entre pais e filhos ou tios e sobrinhos. Outro resultado interessante é que a criança começará a gostar dos livros e a procurá-los sozinha! 

3 – Comece com fábulas 

Você sabe qual o conceito de fábula? Trata-se de uma narrativa curta, feita por prosa ou verso, cujos personagens são animais que agem como seres humanos. A história ilustra um preceito moral com caráter instrutivo.

Por isso, uma boa sugestão é começar por fábulas, pois esse tipo de leitura tem vocabulário simples e as histórias são de fácil compreensão. A criança desenvolve seu imaginário, constrói valores e tem grandes aprendizados. 

4 – Presenteie com livros 

De acordo com a idade, você pode presentear com livros e aproveitar a enorme oferta de histórias e temas. Para não errar no presente, confira as características indicadas a cada faixa etária: 

  • De 0 a 2 anos gostam de explorar o mundo com seus cinco sentidos. Por isso, os livros devem ter imagens com cores vibrantes, texturas diferentes nas folhas, pouco texto em cada página e narrativa simples e com rimas ou ritmo.
  • De 3 a 5 anos os pequenos já expressam melhor o que sentem e começam a fazer muitas perguntas, não conseguem separar muito bem a realidade da imaginação. Assim, as obras devem trazer temáticas relacionadas ao cotidiano, como a hora de dormir ou de comer. Também podem ser sobre sentimentos, cores, palavras, amizade ou outros temas simples. As letras devem ser grandes e em letras bastão.
  • De 6 a 8 anos as crianças já sabem ler sozinhas e conseguem manter o foco por mais tempo. Os livros para essa faixa etária podem ter histórias mais complexas, divididas em capítulos e relacionados aos conteúdos abordados na escola, se possível. Então, os livros podem ser sobre conceitos matemáticos, ciências e História. Outros temas podem abordar o fantástico, aventuras e desafios heróicos.
  • De 9 a 12 anos as crianças questionam com mais profundidade e expressam suas opiniões. Querem mais independência e, por isso, são mais efetivos livros que ajudem a conhecer melhor sobre si mesmos e a desenvolver o pensamento crítico. Também podem fazer sucesso com elas os livros sobre relatos históricos, ficção científica, sobre os dramas da adolescência, protagonistas com as quais se identificam e obras com suspense e terror. 

5 – Seja parte disso 

Você já tem o hábito de ler, comprou o livro indicado para idade da criança, mas não acompanha a leitura. Até aqui você fez tudo certo, mas você pode fazer mais.

Leia para os menores e acompanhe o processo de leitura dos mais grandinhos, os questionamentos que surgem a cada página. Troquem ideias e conversem sobre o conteúdo lido. Dessa forma, você torna a leitura algo gostoso de compartilhar.

Se você curtiu essas dicas, continue acompanhando nosso blog. Trazemos muitas novidades sobre livros interessantes que podem agradar crianças de todas as idades.

Está gostando do conteúdo? Compartilhe!

Saber e Ler Editora © 2021 – Todos os direitos reservados.

Desenvolvido com amor por GM Serviços Digitais ♥